quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Retomada das igrejas históricas está na teologia, diz pesquisador

Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 (ALC) - O Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã (Bepec) analisou os dados do Censo 2010 para constatar que, apesar do crescimento evangélico verificado na última década, igrejas protestantes de missão e de migração tiveram uma redução de 10,7% de sua membresia na última década.

Desse grupo, quem mais perdeu fiéis foi a Igreja Congregacional, que experimentou uma diminuição de 26,3% no período, seguido da Presbiteriana, com 6,1%, da Luterana, com 5,9%, e a Metodista com 0,01%. As que mais cresceram foram as igrejas Batista, com 17,4%, e a Adventista, com 29%.

O diretor do Bepec, Danilo Fernandes, vê possibilidades de reversão dos índices negativos. "A rota de muitos decepcionados com a igreja, os órfãos das promessas não cumpridas, é a ortodoxia. Essa não é a estrada mais ampla, mas é uma artéria importante, de formadores de opinião", disse em entrevista para a repórter Andrea Madmabashi, do The Christian Post.

Ele detectou um crescente interesse da nova geração de protestantes históricos na qualificação do conhecimento teológico e na produção literária. "Eu creio em um retorno", afirmou, convicto.

------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
Edição em português: Rua Ernesto Silva, 83/301, 93042-740 - São Leopoldo - RS - Brasil
Tel. (+55) 51 3592 0416

Nenhum comentário:

Postar um comentário