Quarta-feira, 19 de setembro  de 2012 (ALC) - O Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã (Bepec)  analisou os dados do Censo 2010 para constatar que, apesar do  crescimento evangélico verificado na última década, igrejas  protestantes de missão e de migração tiveram uma redução de 10,7% de  sua membresia na última década.
Desse grupo, quem mais perdeu fiéis foi a Igreja  Congregacional, que experimentou uma diminuição de 26,3%  no período, seguido da Presbiteriana, com 6,1%, da Luterana,  com 5,9%, e a Metodista com 0,01%. As que mais cresceram foram as  igrejas Batista, com 17,4%, e a Adventista, com 29%.
O diretor  do Bepec, Danilo Fernandes, vê possibilidades de reversão  dos índices negativos. "A rota de muitos decepcionados com  a igreja, os órfãos das promessas não cumpridas,  é a ortodoxia. Essa não é a estrada mais ampla,  mas é uma artéria importante, de formadores de  opinião", disse em entrevista para a repórter  Andrea Madmabashi, do The Christian Post.
Ele detectou um  crescente interesse da nova geração de protestantes  históricos na qualificação do conhecimento  teológico e na produção literária.  "Eu creio em um retorno", afirmou, convicto. 
------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
Edição em português: Rua Ernesto Silva, 83/301, 93042-740 - São Leopoldo - RS - Brasil
Tel. (+55) 51 3592 0416
Nenhum comentário:
Postar um comentário