sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Japão não é o paraíso que se pensa...

Eu muitas vezes me pergunto: Por que o Japão?

O Japão não parece enquadrar-se no modelo de um campo missionário. O Japão é o lar de algumas das empresas mais respeitadas do mundo, incluindo a Toyota, Sony, Nintendo, Panasonic, Nissan e Honda. Os japoneses são educados, organizados, e são conhecidos por trabalharem duro e serem honrados. O Japão é uma das nações mais ricas do planeta, é a terceira maior economia do mundo, depois dos EUA e da China. O Japão é pacífico e totalmente uma nação de 1º mundo. É uma bela nação de muitas ilhas e também tem uma das mais baixas taxas de criminalidade do mundo.

Entretanto, Há um lado escuro...

1. O Japão tem uma das maiores taxas de suicídio do mundo. Com exceção de 2012, quando a taxa foi de pouco meno que 30 mil pessoas , a cada ano nos últimos 14 anos do Japão taxa de suicídio superou 30 mil pessoas. Mais de 18.000 japoneses morreram no terremoto e tsunami no Japão em 2011, e mais de 35.000 pessoas cometeram suicídio naquele ano. O Japão tem um tsunami de mortes todos os anos...

2. Hikikomori (def = puxando para dentro / estar confinado) é um tipo de depressão extrema que parece existir apenas no Japão. Embora os números oficiais são em torno de 700 mil, por muitos casos não serem relatados alguns estimam que mais de 1,5 milhões de jovens (a maioria homens) são em hikikomori e completamente afastado da sociedade. Alguns apenas se trancaram em uma sala e mal saem uma vez por dia para comer. Alguns não têm falado ou visto alguém por mais de 2 anos, tendo se retirado completamente do contato humano. Alguns dizem que é um suicídio interno ou viver como um cadáver.


3. "A Indústria do sexo do Japão vale cerca de ¥ 2.500.000.000.000 (EUA US $ 30 bilhões), perdendo apenas para a indústria automobilística do país."(via CNN ). Japão tem a maior indústria do sexo no mundo por valor financeiro e alcance pois tem distritos da luz vermelha em todo Japão. [ Patricia Green, ex-diretor de Raabe Ministérios , em Bangkok, na Tailândia, disse uma vez que 90% da indústria do sexo, em Banguecoque, é financiado por empresários japoneses. Não que os homens japoneses estão envolvidos em 90% de todas as atividades, mas sim em financiá-lo, devido às suas contas bancárias de grande porte, gastando em atividades relacionadas a esta indústria, um grande número de turistas sexuais à Tailândia, etc ] Também não é raro para japoneses de meia idade pagar para meninas do ensino médio ou juniores para agir como companheiras em um ato conhecido como Enjo Kosai , que significa "encontro por recompensa", mas muitas vezes leva a favores sexuais pagos / prostituição na adolescência. Os jovens japoneses não precisa do dinheiro, mas muitas vezes têm sido dominado pela necessidade de comprar os mais recentes produtos eletrônicos e da moda. Clique aqui para um gráfico, mas informativo BBC curto documentário sobre Enjo Kosai / prostituição na adolescência. (http://www.youtube.com/watch?v=S8mdYtd6t_8)

4. Muitos jovens no Japão vivem sem esperança e sem vontade de fazer qualquer mudança. A muitos jovens não poderiam se importar menos sobre a política do país ou políticas econômicas. A afluência às urnas é extremamente baixa para uma democracia de primeiro mundo. Há apatia em todo lugar. Apenas 36% dos estudantes japoneses do ensino médio sentem que tem valor como individuo, baseado numa pesquisa recente, contra 75% para a Coreia do Sul, 88% para a China e 89% para os EUA.

O Japão é uma nação em mudança:

5. O Japão tem uma das menores taxas de natalidade do mundo, juntamente com a maior longevidade na terra, o que significa que há muitas pessoas idosas e poucos jovens. Há mais gatos e cães no Japão do que as crianças com idade inferior a 16 anos. 

6. O Japão é um dos países mais caros do mundo para os estrangeiros viverem. Em 2012, Tóquio foi considerada a cidade mais cara do mundo para estrangeiros e Osaka foi 3ª. O governo japonês, por meio de políticas econômicas do primeiro-ministro Abe conhecidos como Abenomics, tem desvalorizado o iene, fazendo no ano passado os custos caírem em 20% para quem utiliza o dólar americano. O Japão é ainda um dos países mais caros do mundo.

7. O Japão tem duas das maiores áreas metropolitanas do mundo . Tóquio é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 35 milhões de pessoas vivendo em sua área metropolitana. A população da área metropolitana de Tóquio é equivalente a população de todo Canadá, e 50% maior do que a de todo continente da Australiano. Se Tokyo fosse uma nação, seria o 35º maior país mais populoso do mundo. Osaka é 9 ª maior área metropolitana do mundo, com mais de 17,5 milhões de pessoas em sua área metropolitana. Se Osaka fosse uma nação, seria maior do que 134 nações do mundo, incluindo a Dinamarca, Países Baixos, Portugal, Bélgica, Camboja, Guatemala, e Níger. O Japão em 2011 foi a única nação do mundo com mais de uma área metropolitana entre as 10 maiores do mundo. (Tóquio, Osaka). Nagoya é a terceira maior área metropolitana no Japão, com mais de 6 milhões de pessoas. O Japão é uma nação densamente povoada, com cerca de metade de seus 125 milhões de habitantes vivendo apenas três regiões metropolitanas: Tóquio, Osaka e Nagoya.

O Japão é um país com muito poucos cristãos:

8. A Igreja Protestante do Japão tem uma taxa comparecimento de 0,22%. A percentagem total de cristãos, incluindo os católicos, é inferior a 1%. Além disso, missionários dizem que cerca de 75% destes poucos cristãos realmente se declaram como cristãos. Cerca de 75-80% desse número são cristãos evangélicos, e cerca de 10% são cristãos com menos de 30 anos. Mesmo que ainda estes dados não estão confirmados, se for realmente verdade, significa que menos de 1 em 4.000-5.000 as pessoas com idade inferior a 30 são cristãos evangélicos. (Quase todos os jovens cristãos japoneses que tive contato não conheceram um único cristão em toda sua vida - nem mesmo um primo, tio, tia ou membro da família, nem um colega de trabalho ou de estudo, nem um vizinho, e a maioria considera Cristianismo como algo dos americanos/estrangeiros ocidentais, até terem encontrado um missionário ou colega cristão japonês.)

* Somente comparação com algumas nações vizinhas, a porcentagem de cristãos da Coréia do Sul é de 25% ou superior. A China tem cerca de uma taxa de 9% de cristãos, com mais de 100 milhões de cristãos, tanto na igreja do estado como na igreja subterrânea. Mesmo a Coreia do Norte é conhecida por ter uma população cristã entre 1 a 2%, apesar de os missionários não terem permissão para trabalhar na Coréia do Norte. Houve, no entanto, muito crescimento dos cristãos na fronteira da Coréia do Norte com a China devido aos esforços dos missionários sul-coreanos nessa área.

9. O Projeto Joshua define um povo não-alcançado como o que possui um percentual cristãos menor que 2%. Este é aproximadamente o percentual em que um grupo de pessoas é incapaz, ou acha muito difícil propagar/evangelizar por conta própria sem a ajuda missionária. O Japão é o segundo maior grupo de pessoas não alcançadas no mundo. Entre os 10 maiores grupos de povos não alcançados, os japoneses não são apenas os mais ricos, mas o único grupo de pessoas que tem 100% de liberdade de religião - até mesmo para emissão de vistos de missionários.

10. As maiores igrejas no Japão são predominantemente coreanas. A maior igreja no Japão tem cerca de 2.000 pessoas, Yohan Christ Church, em Tóquio , com a maioria dos membros coreanos. A maior igreja japonesa no Japão é cerca de metade desse tamanho, Yamato Calvary Chapel . Ambas as igrejas são na área metropolitana de Tóquio.Na minha cidade, Osaka, a maior igreja japonesa tem 400 japoneses que adoram lá todos os domingos. A segunda maior igreja é uma igreja coreana, com cerca de 40 japoneses entre os seus 380 fiéis todos os domingos. (O resto são coreanos, etc) Em Nagoya, a terceira maior área metropolitana, a maior igreja é uma igreja coreana com mais de 350 fiéis que frequentam todos os domingos. A maior igreja japonesa tem cerca de 250 pessoas. Todos esses números incluem crianças. O tamanho médio de uma igreja japonesa é de aproximadamente 15-20 japoneses, com a maioria das pessoas com mais de 50 anos.

11. Há um trabalhador cristão por 150.000 japoneses. Esta é a segunda menor taxa do mundo, ao lado de nações islâmicas fechadas, que tem um trabalhador cristão por 500 mil pessoas. (Dados de Michael Oh , Diretor do Movimento de Lausanne ).

Por que o Japão?

Simplificando, há tão poucos cristãos (tanto cristãos japoneses quanto missionários) no Japão - mesmo com 100% de liberdade de religião - que a igreja não consegue crescer por conta própria. Os cristãos nos EUA, muitas vezes me perguntam: "Por que o percentual de cristãos no Japão é tão baixo?". A resposta é simples:"O Japão precisa de mais trabalhadores cristãos. Nós o encorajamos a - "Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara", como ele diz em Mateus 9:38 .

fonte: http://blogs.law.harvard.edu/josephkimx/2013/08/12/why-japan/

Nenhum comentário:

Postar um comentário