quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Linchadores e bandidos - o que têm em comum?

Nos últimos dias, notícias de punições a supostos / verdadeiros bandidos têm surgido na imprensa nacional. Hoje foi noticiado que um grupo de justiceiros amarrou alguém julgado culpado por alguma ação ilegal e o jogou sobre um formigueiro...


Na Folha de S. Paulo de hoje (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/152988-linchadores-e-bandidos.shtml), o psicanalista Contardo Calligaris traz algumas reflexões pertinentes.

Será que o Brasil existe como nação? Existir como nação é ter um claro sentimento de pertencimento a uma sociedade com destino, passado e futuro; uma sociedade na qual vale à pena estar incluído, uma sociedade da qual não se deseja ser excluído.

Se tal sociedade não existe, então não existe a "coisa pública", não existe Estado. Apenas uma abstração sem vínculo verdadeiro com a realidade, não sendo seu espelho, nem estando a seu serviço.

Tolerância zero?

Tolerância zero não é repressão policial imediata e violenta, mas a certeza de que a comunidade existe para si e por si, e que cuida de si em todos os aspectos, do canteiro no qual ninguém pisará à segurança dos lares. Comunidade que existe nos corações e mentes dos seus membros, dispostos a lutar para defendê-la.

É este projeto de uma sociedade na qual valha a pena estar incluída que falta ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário