sábado, 16 de janeiro de 2010

O Cônsul, o Pastor e o Haiti

As palavras do Sr. George Samuel Antoine, cônsul geral do Haiti em São Paulo, veiculadas pela imprensa, causam vergonha, consternação, indignação e clamor:

"acho que, de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo. O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano está fodido" (Folha S Paulo, pag A21, de 16/01/10 - vídeo em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u679672.shtml)

O Pastor Pat Roberton lhe faz boa companhia, declarando que a situação atual e pregressa dos haitianos é consequência de uma maldição devido a um pacto celebrado com o demônio, por parte da população, no século XIX, para obter a independência dos franceses (veja em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u679463.shtml).

O Sr. Antoine é branco, e representa uma nação de 7.309.000 descendentes de africanos, com os restantes 10% da população de mestiços e uma ínfima proporção de descendentes de europeus. Apenas 10% da população se expressa em francês; 90% usam a língua crioula - ambas oficiais. A religião oficial é a católica, 87% dos habitantes se declaram cristãos e 5% professam o vodu. O Haiti é um país pobre: renda per capita, a 154ª do mundo (equivale a 1/3 da renda per capita da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro); produto interno bruto, o 128º; expectativa de vida, 61 anos; mortalidade infantil, 48,8 por 1000 nascidos vivos; 45% de analfabetos; 80% abaixo da linha de pobreza. Densamente povoado (292 hab/km2), depende, atualmente, largamente de doações externas, apesar de ter sido uma das mais ricas colônias europeias na América Latina. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti, Folha de S Paulo).

Justificando suas palavras, o cônsul geral atribuiu as declarações às dificuldades com o português (apesar de morar no Brasil há 35 anos e expressar-se sem sotaque) - mas palavras de baixo calão lhe vem fácil à lingua, além do nervosismo. Nega que tenha havido maldade. Houve o quê? Perdeu o contato com a realidade do seu povo, provavelmente. Esqueceu-se da história do país que representa e das razões multifacetadas que o fizeram um dos países mais pobres e corruptos do mundo. Deveria renunciar ao posto e exilar-se em local desconhecido.

O pastor e o diplomata compartilham de preconceitos, além da cor da pele. Consideram expressão de religião não-cristãs como demoníacas. Alegam que o caráter de um povo é determinado por forças místicas ou mágicas, e não por contextos históricos e sociais. Acreditam em punição divina de um povo inteiro por supostos pecados de uma minoria.

Desconheço a formação religiosa do cônsul, mas Pat Robertson parece interpretar as Escrituras Sagradas ao seu bel prazer, ou com uma técnica medieval. Não há nelas razões que sustentem suas declarações. Parece aplicar o que ocorreu na história de Israel a todos os demais povos e nações (baseado em quê, revelação pessoal?), quando o homólogo a ele é a Igreja de Cristo. Parece desfrutar de um canal privado de informações, para saber do pacto e da maldição consequente.

O que é particularmente irritante no pastor é a proclamação de um deus que não tem compaixão, que não conhece a graça do Evangelho de Cristo, que pune os filhos pelos pecados dos pais - pior, pune inocentes pelos pecados de poucos.

As Escrituras não nos informam sobre a origem do mal - mas revelam que Deus divide a carga conosco, ao se tornar Homem em Jesus. NEle Deus está ao lado dos haitianos sofridos, humilhados e oprimidos. Esta é a mensagem da cruz. O apóstolo João nos lembra que de tal maneira Deus nos amou, que deu seu Filho Unigênito para por nós morrer (e conosco dividir este mundo cruel e injusto por 30 anos) e que nós devemos dar nossa vida  pelos irmãos (I Jo 3,16).

Eduardo Ribeiro Mundim

4 comentários:

  1. Recebi o seguinte comentário, por correio eletrônico:

    Olá, Eduardo! Achei seu texto deficiente e, sim, o vodu é religião oficial do Haiti. Minha perspectiva sobre as religiões afros vem de minha experiência pessoal. Sou alguém que estava dentro dessas religiões. Eu falo do que sei. É um milagra que o Haiti tenha sofrido apenas um terremoto. Se não fosse pelos cristãos ali, esses desastres seriam rotina no Haiti.

    Julio

    ResponderExcluir
  2. Este mesmo artigo foi publicado como comentário no blog do Júlio Severo, ao artigo "será necessário um terremoto?"

    Recebi o seguinte comentârio:

    Sr. Eduardo,

    Parece que você sofre de várias carências do texto bíblico,seu ponto de vista pessoal é semelhan te aquêle conhecido como politica mente correto,que aliás já nasceu errado,pois parte do principio de justiça humana,parcial,social, algo inerente à natureza humana (humanismo,... apenas humanismo)
    DEUS pode fazer justiça infinita, coisa que o homem nem ousa imaginar.DEUS como ser perfeito equilibra seu AMOR com SUA justiça O DEUS de amor também castiga
    (vide Ap.16 as sete pragas que destruirão pecados e pecadores).
    O consul falou a verdade(a verdade sempre dói),a única restrição que
    faço,é o uso de palavras chulas,mas
    mesmo assim não diminue a verdade
    falada,quer gostem ou não dela.
    Não é porque o povo é pobre,côr da pele,ou outra qualquer,estão sim
    mergulhados em uma ¨religião¨satâ
    nica muito distante dos principios
    bíblicos.DEUS não é DEUS de reli
    giões apenas.ELE é o DEUS de toda
    humanidade,tudo LHE diz respeito,
    toda a humanidade esta sob SEU go
    vêrno, é a ELE que prestaremos con
    tas,das barras de SEU tribunal nin
    gém escapará.
    Israel foi castigado muitas vêzes,
    foi para o cativeiro babilônico por
    70 anos,afora outros castigos,pois
    só no ano 1948 é que lhes foi res tituido o seu país.
    Essa de apontar a côr da pele do
    consul é apenas uma falácia (racismo e preconceito seu)pois a
    essência é a verdade de suas pa
    lavras,não a côr de sua pele que po
    deria ser de qualquer côr.
    DEUS tem compaixão,quem não tem são
    as pessoas.Há quanto tempo tem DEUS aturado a humanidade?Há quan
    to tempo os haitianos praticam, não
    inocentemente, os seus enganos?
    Leia a bíblia com oração e permita
    que o ESPÍRITO SANTO ilumine e lhes dê entendimento, e fique sabendo que é chegado a hora dos juízos de DEUS(vide Ap.14:6-12).

    José

    ResponderExcluir
  3. Este mesmo artigo foi publicado como comentário no blog do Júlio Severo, ao artigo "será necessário um terremoto?"

    Recebi o seguinte comentário:

    Andam comentando muita bobeira por aqui...
    Primeiro q a religião é o catolicismo sincretizado, q em sua essência trata do q posso dizer da "doutrinação passiva", oq aconteceu no Brasil..todo individuo se diz católico, mas vai o cartomante, ao candomblé, lê horóscopo e etc...
    portanto,confiar em dados da wikipedia, são meramente coisa de estudante colegial..
    A grande maioria do povo haitiano nem ao menos sabe oq santas cultua, quando no geral, tem por prática em cada esquina um bruxo para fazer Vodu...
    Eduardo, sugiro q não sente na sua cadeira pra saber informações através da internet, lendo ultimato e se achando o "intelectual cristão" da vez..mas converse e conheça culturas...tente conversar com um haitiano pra poder entender isso...

    Terça-feira, 19 Janeiro, 2010

    ResponderExcluir
  4. Este mesmo artigo foi publicado como comentário no blog do Júlio Severo, ao artigo "será necessário um terremoto?"

    Caro Júlio,

    As críticas do Eduardo são profissionais. É a única coisa que esse pessoal da esquerda festiva sabe fazer. Eles não fazem a mínima idéia de que o falso profeta os ajunta para depois entregá-los à besta, que vai aniquilá-los. Pensam que serão poupados por terem sido bonzinhos com ela. Pobres coitados.

    Concordando com o comentário de Vince Felice, vejo que o Senhor está preparando o caminho para a pregação do Evangelho real, conforme está na Bíblia Sagrada. Pregação no Haiti e no mundo inteiro.
    A Palavra de Deus entrará lá conforme Deus quer, não conforme querem os feiticeiros culturais.
    Os que criticam este post não entenderam que são as maiores vítimas do vodú feito para tentar destruir os cristãos.
    Mas, com dores, entenderão. Se a pedra não sai do coração voluntariamente, Deus pode tirá-la destruindo-a ainda dentro dele.

    Deus o abençoe, e também ao comentarista.

    Postado por Oliveira Jr no blog Julio Severo em Quinta-feira, 21 Janeiro, 2010

    ResponderExcluir