sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Livros evangélicos tendem a mostrar uma supermulher

Quinta-feira, 22 de setembro de 2011 (ALC) - A literatura evangélica dirigida a mulheres tende a orientá-las para que sejam boas esposas, boas mães e boas donas de casa, confirmando um papel entendido como natural e a elas conferido por ordem divina. 

"Essa maneira de conceber o feminino tem sido um dos grandes problemas para a superação da dominação de gênero. A carga de culpa das mulheres por não corresponderem àquilo que é considerado 'coisa de mulher' é enorme", declarou em entrevista para o Instituto Humanitas a professora Sandra Duarte de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo.

A mulher ideal descrita por esse tipo de literatura é concebida, na maioria das vezes, "como uma mulher domesticada de acordo com o padrão patriarcal da cultura", definiu a pesquisadora. Essa mulher idealizada está no mercado de trabalho, tem que administrar tarefas domésticas, cuidar dos filhos, do marido.

Mas uma mulher comum não dá conta disso tudo, assinala a professora da Metodista. "Não é a toa que, na atualidade, o índice de mulheres com depressão que se acham fracassadas é enorme", afirmou. 

Apesar das muitas conquistas das mulheres em vários campos da vida, a identidade delas continua sendo afirmada a partir do casamento, da maternidade e de todas as representações que envolvem essa condição. "O acúmulo de atribuições inviabiliza uma vida saudável", disse Sandra Duarte.

Boa parte dos livros evangélicos direcionados a mulheres "desculpam os homens por serem do 'jeito que são'", frisou. Sandra entende que, por não conseguirem conciliar toda a carga simbólica que carregam, as mulheres estão em crise, que as faz buscar respostas no campo religioso.

"Quando falamos de religião estamos falando de sistemas simbólicos. As representações do feminino e do masculino são construções socioculturais, portanto, são aprendidas. Por força do processo dialético de produção da sociedade, os sujeitos sociais passam a acreditar que essas representações são naturais", explicou.

A religião pode, pois, contribuir para a naturalização dessas representações quando as afirma como sagradas, mas também pode funcionar como desconstrutora de relações de dominação de gênero, assinalou.

------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
Edição em português: Rua Ernesto Silva, 83/301, 93042-740 - São Leopoldo - RS - Brasil
Tel. (+55) 51 3592 0416

Nenhum comentário:

Postar um comentário