domingo, 5 de julho de 2009

Diário de Wesley, setembro de 1736

Quinta-feira, 2 de setembro. Parti em uma chalupa, e por volta das dez da manhã de domingo cheguei em Skidoway, de onde (após ler as orações e pregar para uma pequena congregação) deixei, e cheguei em Savannah à noite.

 Segunda-feira, 13. Comecei a ler com o Sr. Delamotte o livro Pandectæ Canonum Conciliorum do Bispo [William] Beveridge [1637-1708]. Nada poderia tão eficazmente ter nos convencido de que tanto os concílios particulares quanto os gerais podem errar, e têm errado, e que as coisas ordenadas por eles como necessárias à salvação não têm força nem autoridade, a não ser que elas sejam tiradas da Sagrada Escritura.

 Segunda-feira, 20. Terminamos os Cânones Apostólicos (os quais também devo confessar que uma vez tive mais em alta conta do que devia ter), assim chamados, como o Bispo Beveridge observa, "porque em parte estavam baseados e em parte concordavam com as tradições deixadas pelos apóstolos." Mas mais adiante ele observa, (na página 159 de seu Codex Canonum Ecclesiæ Primitivæ: e por que ele não fez esta observação na primeira página do livro?) "Eles contêm a disciplina usada na Igreja na época em que eles foram reunidos, não quando o Concílio de Nicéia se reuniu, pois nesse tempo muitas partes dela eram desnecessárias e obsoletas."

 _______________

Tradução: Paulo Cesar Antunes

http://www.metodistasonline.kit.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário