quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Saúde integral e crise estrutural

Rev Guilhermino Cunha
Palestra 1 - III Congresso Evangélico
Nacional de Profissionais de Saúde
Instituto Bennet - RJ
05/09/10


A missão da igreja é a missão de Cristo: evangelizar, ensinar e curar (Mt 9:35). E esta foi a prática dos missionários que trouxeram o Evangelho, pela visão protestante, ao Brasil. Ao lado de cada igreja, havia uma escola e uma clínica, refletindo a coerência para com as Escrituras e buscando o que hoje se chama cura integral: física, emocional e espiritual.

O Evangelho de Marcos narra duas curas sucessivas: a mulher com hemorragia havia vários anos e a filha de Jairo, chefe da sinagoga. Este é personagem público, conhecido e respeitado. Humilha-se publicamente aos pés de um rabi galileu pela saúde de sua filha. Enquanto caminha para a sua casa, Jesus interrompe sua trajetória por causa de um toque anônimo. Alguém dEle se aproxima de modo anônimo e o toca, crendo que o simples encostar nas vestes de Jesus lhe traria a cura.

Jesus interrompe sua caminhada para um encontro, e Ele sabe que esta caminhada poderá causar dor, pois o caso da filha de Jairo é urgente1. Ilustrando o princípio de cura integral, promove a revelação da anônima que o tocara (e ela permanece para nós desta forma, sem nome, conhecida pela sua doença e não pela sua fé), para que entre eles se estabeleça uma relação. E ao término do diálogo, Ele a despede com “vai-te em paz, a tua fé te salvou”.

O mesmo pedido que Jairo lhe fizera, para salvá-la. Só que ela morre – e nas escrituras se usa o termo dormir. Que é o que Jesus informa quando chega à casa de Jairo e encontra o choro generalizado.

Um dos perigos para o profissional de saúde é acostumar-se com o sofrimento do outro e com o seu próprio sentimento de onipotência. O médico vocacionado tem ciência e humildade. Reconhece, como Ambroise Paré, que ele cuida e Deus cura.

Reflexões intermediárias:

[a mulher tinha um mal privado, desconhecido pelos que a cercavam, e não se importou em deixar os outros ritualmente impuros e ignorantes do fato]

[a cura de Jesus opera de modo diferente da do profissional de saúde; Ele, por comando próprio; este, através de recursos não-próprios.]

[Jesus ordena silêncio de algo que não podia ser silenciado, pela história]
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1No jargão médico, Ele deixa de atender um caso agudo para dar atenção a um crônico

NOTA: as notas acima foram como resumi a fala do autor, e não uma cópia fiel da sua exposição. Possíveis erros serão frutos da minha compreensão incorreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário