domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições 2010 e os aproveitadores da boa fé e da credulidade evangélica

Rev. Sandro Amadeu Cerveira (02/10/10)

Talvez eu tenha falhado como pastor nestas eleições. Digo isso porque estou com a impressão de ter feito pouco para desconstruir ou no pelo menos problematizar a onda de boataria e os posicionamentos "ungidos" de alguns caciques evangélicos. [1]

Talvez o mais grotesco tenham sido os emails e "vídeos" afirmando que votar em Dilma e no PT seria o mesmo que apoiar uma conspiração que mataria Dilma (por meios sobrenaturais) assim que fosse eleita e logo a seguir implantaria no Brasil uma ditadura comunista-luciferiana pelas mãos do filho de Michel Temer. Em outras o próprio Temer seria o satanista mor. Confesso que não respondi publicamente esse tipo de mensagem por acreditar que tamanha absurdo seria rejeitada pelo bom senso de meus irmãos evangélicos. Para além da "viagem" do conteúdo a absoluta falta de fontes e provas para estas "notícias" deveria ter levado (acreditei) as pessoas de boa fé a pelo menos desconfiar destas graves acusações infundadas. [2]

A candidata Marina Silva, uma evangélica da Assembléia de Deus, até onde se sabe sem qualquer mancha em sua biografia, também não saiu ilesa. Várias denominações evangélicas antes fervorosas defensoras de um "candidato evangélico" a presidência da república simplesmente ignoraram esta assembleiana de longa data.

Como se não bastasse, Marina foi também acusada pelo pastor Silas Malafaia de ser "dissimulada", "pior do que o ímpio" e defender, (segundo ele), um plebiscito sobre o aborto. Surpreende como um líder da inteligência de Malafaia declare seu apoio a Marina em um dia, mude de voto três dias depois e à apenas 6 dias das eleições desconheça as proposições de sua irmã na fé.

De fato Marina Silva afirmou (desde cedo na campanha, diga-se de passagem) que "casos de alta complexidade cultural, moral, social e espiritual como esses, (aborto e maconha) deveriam ser debatidos pela sociedade na forma de plebiscito" [3], mas de fato não disse que uma vez eleita ela convocaria esse plebiscito.

O mais surpreendentemente, porém foi o absoluto silêncio quanto ao candidato José Serra. O candidato tucano foi curiosamente poupado. Somente a campanha adversária lembrou que foi ele, Serra a trazer o aborto para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) [4]. Enquanto ministro da saúde o candidato do PSDB assinou em 1998 a norma técnica do SUS ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5º mês de gravidez [5]. Fiquei intrigado que nenhum colega pastor absolutamente contra o aborto tenha se dignado a me avisar desta "barbaridade".

Também foi de estranhar que nenhum pastor preocupado com a legalização das drogas tenha disparado uma enxurrada de-mails alertando os evangélicos de que o presidente de honra do PSDB, e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso defenda a descriminalização da posse de maconha para o consumo pessoal [6].

Por fim nem Malafaia, nem os boateiros de plantão tiveram interesse em dar visibilidade a noticia veiculada pelo jornal a Folha de São Paulo (Edição eletrônica de 21/06/10) nos alertando para o fato de que "O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou nesta segunda-feira ser a favor da união civil e da adoção de crianças por casais homossexuais." [7]

Depois de tudo isso é razoável desconfiar que o problema não esteja realmente na posição que os candidatos tenham sobre o aborto, união civil e adoção de crianças por homossexuais ou ainda a descriminalização da maconha. Se o problema fosse realmente o comprometimento dos candidatos e seus partidos com as questões acima os líderes evangélicos que abominam estas propostas não teriam alternativa.

A única postura coerente seria então pregar o voto nulo, branco ou ainda a ausência justificada. Se tivessem realmente a coragem que aparentam em suas bravatas televisivas deveriam convocar um boicote às eleições. Um gigantesco protesto a-partidário denunciando o fato de que nenhum dos candidatos com chances de ser eleitos tenha realmente se comprometido de forma clara e inequívoca com os valores evangélicos. Fazer uma denuncia seletiva de quem esta comprometido com a "iniqüidade" é, no mínimo, desonesto.

Falar mal de candidato A e beneficiar B por tabela (sendo que B está igualmente comprometido com os mesmo "problemas") é muito fácil. Difícil é se arriscar num ato conseqüente de desobediência civil como fez Luther King quando entendeu que as leis de seu país eram iníquas.

Termino dizendo que não deixarei de votar nestas eleições.

Não o farei por ter alguma esperança de que o Estado brasileiro transforme nossos costumes e percepções morais em lei criminalizando o que consideramos pecado. Aliás tenho verdadeiro pavor de abrir esse precedente.

Não o farei porque acredite que a pessoa em quem votarei seja católica, cristã ou evangélica e isso vá "abençoar" o Brasil. Sei, como lembrou o apóstolo Paulo, que se agisse assim teria de sair do mundo.

Votarei consciente de que os temas aqui mencionados (união civil de pessoas do mesmo sexo, descriminalização do aborto, descriminalização de algumas drogas entre outras polêmicas) não serão resolvidos pelo presidente ou presidenta da república. Como qualquer pessoa informada sobre o tema, sei que assuntos assim devem ser discutidos pela sociedade civil, pelo legislativo e eventualmente pelo judiciário (como foi o caso da lei de biossegurança) [8] com serenidade e racionalidade.

Votarei na pessoa que acredito representa o melhor projeto político para o Brasil levando em conta outras questões (aparentemente esquecidas pelos lideres evangélicos presentes na mídia) tais como distribuição de renda, justiça social, direitos humanos, tratamento digno para os profissionais da educação, entre outros temas. (Ver Mateus 25: 31-46) Estas questões até podem não interessar aos líderes evangélicos e cristãos em geral que já ascenderam à classe média alta, mas certamente tem toda a relevância para nossos irmãos mais pobres.
______________________
NOTAS
[1] As afirmações que faço ao longo deste texto estão baseadas em informações públicas e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação. Apresento os links dos jornais e documentos utilizados para verificação.
[8] http://www.eclesia.com.br/revistadet1.asp?cod_artigos=206

fonte: http://www.segundaigreja.org.br/noticias_view.asp?id=340

58 comentários:

  1. que belissimo texto! muito obrigado pelas palavras! isso me lembra o versiculo "surpotai-vos uns aos outros" pois acredito que esse texto traz um ponto legal de discussao madura e consciente!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito importante e fundada essa sua publicação e gostaria de publicar no meu blog! Se não houver problema!!
    Forte abraço...

    Wilton Lima
    http://assuntados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, como eu já disse no twitter, não sei se devo ou não votar, mas sem dúvidas a situjaçõ é, votar em seis ou meia dúzia, ou ainda não votar...

    ResponderExcluir
  4. maravilhosas e esclarecedoras palavras! poderiam ter sido bem úteis se pronunciadas antes das eleições (não que não sejam agora)Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. OI, Gostei mt da sua materia!!! Foi bem explicativo e concordo com td q foi dito. Danielle

    ResponderExcluir
  6. Coerente, preciso, inteligente e porque nao dizer inspirado por Deus.
    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  7. Coerente, preciso, inteligente e porque nao dizer inspirado por Deus.
    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ver um irmão evangélico denunciando o mesmo que fiz entre católicos...
    Hoje, durante uma conversa com meu irmão, declarei estar decepcionado em descobrir que ser cristão e ao mesmo tempo pensar estaria se mostrando improvável...
    Ver seu blog, que desde o título, conclama uma posição diferente, me foi realmente exortativo....
    Abaixo o link para o texto que escrevi, duas semanas atrás sobre o mesmo assunto:
    http://cassianomacaneiro.blogspot.com/2010/09/sobre-aborto-eleicoes-2010-e-afins.html

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de parabenizar o Rev. pelo artigo, e dizer que realmente alguns pastores querem interferir no direito de escolha do cidadão. Eu como evangélico, voto em quem eu acho que têm a melhor proposta de governo para o pais, estado ou município, e não em quem o meu pastor acha que devo votar.

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus! Uma grande luz neste imenso túnel, já não tinha mais onde recorrer... tava pensando em falar com minha pastora. Obrigado pelos esclarecimentos, já estou repassando a mensagem... Que Deus te abençoe bem muito. =D

    ResponderExcluir
  11. TEXTO PERFEITO!

    Esta deveria ser nossa motivação desde o primeiro turno.

    Muito obrigada por escrever. Vou divulgar!

    Abs,

    Kesia

    ResponderExcluir
  12. Boas palavras, só não concordo em ficar criticando um Pastor Ungido de Deus como o Pastor Silas Malafaia!

    ResponderExcluir
  13. Boas palavras, só não concordo em ficar criticando um Pastor Ungido de Deus como o Pastor Silas Malafaia!

    ResponderExcluir
  14. MAgnifico, Esplêndido texto, isso deveria ser lido em REDE NACIONAL em Horário NOBRE, Glória a DEUS

    ResponderExcluir
  15. Meu parabéns pela coragem de se posicionar de forma tão coerente e embasada.. Creio que faltam crentes que realmente pensem. Pr Silas pode ter contribuído muito para o crescimento da Igreja no Brasil, mas com toda certeza prestou um de-serviço com seu posicionamento. Creio que a melhor posição para ele seria calado. Um homem com tamanha "cultura" se mostrou completamente soberbo e ignorante neste episódio, e acho que ele deveria se desculpar em rede nacional pelo fato, se é que possil humildade suficiente para descer de seu pedestal de Onisciência e reconhecer tamanha estupidez.

    ResponderExcluir
  16. Caro pr:
    Vc cita referencia n7 q contradiz o q vc fala sobre o posicionamento de serra ao aborto e drogas. ..."Serra afirmou que não é a favor da descriminalização das drogas e disse que não mexeria na atual legislação sobre o aborto. "Liberar o aborto criaria uma verdadeira carnificina no país.""
    Tem outra referencias q vc tira de blog da Dilma,,,vc acha isso uma fonte confiavel?
    tem documentos como nome do serra sem assinatura dele...nunca vi documentos com o nome da pessoa e sem a assinatura .
    Nao vote nulo, escolha o menos pior, e deixe nas maos de Deus...
    abraços,
    Pollyanna

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo,
    Suas colocações expressam de forma coerente e concisa a posição que deveríamos ter tomado dias antes das eleições. Fiquei muito triste por Marina Silva não ter ido para o segundo turno, mas ao mesmo tempo, ficou evidente o peso da fé no Brasil. Entretanto, falo para pensarmos, é evidente que embora professando com os lábios a fé, não temos vivido a fé, embora professando com os lábios que somos "verdadeiros adoradores", estamos longe de ser, embora professando que somos "imitadores de Cristo", temos afligido nossos irmãos e tratado com ódio aqueles pelos quais o Senhor morreu. Ainda que creiamos que algumas práticas sejam pecado, Deus ama indiscriminadamente TODA a humanidade. Até mesmo o pior dos pecadores é amado profundamente pelo Senhor. Temos a "mulher pecadora" prestes a ser "apedrejada" pela igreja. Aqueles que deveriam acolher e amar os pecadores está julgando, apontando e dando uma "forcinha" para Deus no julgamento. Eu cresci no pecado e sofri com o preconceito e maus tratos na igreja. Mesmo inconscientes os "irmãos" me machucavam muito, mas o Senhor, por seu amor e misericórdia falou ao meu coração e hoje estou num período de restauração. Não julgue, não mate o seu irmão, não destrua as almas, mas aceite a todos, como fez o Senhor. Você crê em Cristo? Acha que o Espírito Santo é incapaz de convencer e dar o crescimento? Acha que vc tem o poder de tirar o pecado do homem? NÃO, você não tem. Leve o Evangelho do Reino. Apresente ao encarcerado no pecado, algo MELHOR que o pecado, mostre a LIBERDADE, como ele pode ser livre, e suporte suas falhas. DEUS É PODEROSO PARA TRANSFORMAR O HOMEM, MUDAR SITUAÇÕES... A igreja me mataria, não fosse a misericórdia e o amor do Senhor. Caim e Abel... Fariseus e pecadores,,, HIPÓCRITAS... Deus, tira-nos as traves dos olhos, por favor Senhor... dai-nos amor pelo Senhor e dai-nos o teu coração...

    ResponderExcluir
  18. Concordo com tudo que o senhor disse Pastor.
    Sou católica, e consequentemente cristã como o senhor.
    O problema é que as pessoas são muito superficiais em discutir esses assuntos.
    Achei de uma tremenda irresponsabilidade o Pr Malafia falar com tamanha parcialidade de assuntos tão importantes, ao inves de analizá-los de maneira multifocal. É uma pena que pessoas tão influentes utilizem tal poder para induzir as pessoas ao inves de educar e informar, para que cada um forme seu pensamento e opnião livremente, fazendo com que muitos permaneçam "alienados".

    Mas tenho que discordar do sr Pastor em um aspecto: anular o voto. Enquato pessoas intruidas e conscientes não podemos entregar o poder de decisão a pessoas muitas vezes irresponsáveis e corruptas a decisão dos rumos que nosso país vai tomar.
    Devemos é sair da inercia e mobilizar o povo cristão para exigir dos candidatos ações em beneficio de todos!

    ResponderExcluir
  19. Maravilhoso. Vou espalhar o máximo que puder!

    ResponderExcluir
  20. Caro irmão, Deus o abençoe pela sabedoria que se permite ter e ousadia que se permite usar, tenho certeza que era assim que agiria o nosso Senhor da glória. Às vezes parece que estes líderes lutam na verdade contra as profecias do fim dos tempo, pois o cumprimento destes sinais trariam Jesus, mas afastaria cada um de nós das riquezas tão apregoadas. Temo se a Dilma for eleita que imagem mais terá de nós. Os ímpios perdoam bem mais que os crentes. Com Lula fizemos o mesmo por anos. Era satanista, comunista, tinha oferecido o próprio dedo em sacrifício e nos perdoou realizando a gestão que tem mudado as vidas no país. Enquanto castigávamos Lula, acendia aos nossos púlpitos o Sr. Collor e nós nos unimos e o colocamos lá. Temo muito o pior que é o mais próximo da bíblia; de que não haverá nunca esta tal nação rendida ao Senhor antes que Ele volte e torne nova todas às coisas. A politica propriamente dita, nunca foi necessária para o evangelho e graças a Deus por isto, pois enquanto ela perseguia nossos antecessores da fé, tento mais eles se santificavam e pregavam o evangelho com sinceridade; "homens qual o mundo não merecia". Hoje temos este complexo de perseguição e um ímpeto de calúnia sem precedentes. Não notamos que a Srª Dilma é uma alma também. Perdoe-nos Senhor, e a todos estes lideres que cresceram demais para compreenderem as coisas mais simples da sua palavra.

    Abraço a Todos, Martoni Costa, Salvador-BA
    martonicosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Pouco me interessa posição de pastor quanto a um ou outro candidato. Pastor tem que se basear na palavra e pregá-la com responsabilidade. Se o candidato é crente, católico, satanista, não é só nisso que devemos nos basear.
    Na minha opinião, cristão que conhece e pratica a palavra tem que se posicionar, ou você é contra ou a favor de uma questão (sim sim, não não). E Marina me decepcionou nesse ponto justamente por ser cristã e não ser ímpio. Ela não afirmou que faria o plebiscito, porém não se posicionou contra.
    Devemos avaliar as propostas sim (coisa que a Marina não tinha: Seguir os acertos e corrigir erros é óbvio, mas não é proposta)e sempre lutar pela democracia. O que mais me irritou nessa onda verde evangélica foi isso. Mesmo sem experiência, segurança e posição só pq ela é crente todo mundo tem q apoiar e votar? DISCORDO! Nem todos q estão em Israel são israelistas!
    O que todo mundo esqueceu e até você meu caro é o fato de que só está sendo possível ler e responder esse texto por termos liberdade de expressão, coisa que o PT quer acabar e não é de hoje. É isso que você deve divulgar e lutar contra, você e os 20mi de eleitores. Eu não sou hipócrita, por isso sou contra o PT por levantar uma bandeira na oposição e ter outra atitude na posição. Acredito que não há nem haverá nenhum candidato perfeito. Admiro sim sua posição de mesmo assim votar e não levantar a bandeira de voto nulo como mtos "pastores" por aí (covardes!). Devemos almejar o melhor para o país e banir mensalão, dinheiro na cueca, ditadura, impunidade. Não posso garantir que com o outro governo isso não vá acontecer, mas baseado no que já aconteceu e assistimos apoiar esse tipo de gente (PT) é se igualar, é ser cúmplice e eu não vou ser. É nisso que as pessoas devem pensar qdo forem votar no 2º turno na falta de segurança, na impunidade, na corrupção e de uma vez por todas tomar uma atitude contra tudo isso! E isso só é possível nas urnas!

    ResponderExcluir
  22. OBRIGADO REVERENDO PELAS PALAVRAS
    AGORA SEI QUE DEVO APOIAR JOSÉ SERRA NO SEGUNDO TURNO

    ResponderExcluir
  23. A Paz do Senhor meu irmão!Suas palavras foram sábias e nos instruirá!No meio de tanta confusão,não devemos deixar de ter jamais os ouvidos sensíveis ao Senhor!

    ResponderExcluir
  24. Realmente nessa eleição a mídia jogou uma certa carga de terror sobre a população a respeito da candidata Dilma...Não sou a favor da Dilma, mas também não voto no Serra, sinto cheiro de BRANCO.

    ResponderExcluir
  25. Ótimo matéria, mas porque a mesma não veio ao publíco antes das eleições?, até mesmo pelo Sr.
    Comentários como "(aparentemente esquecidas pelos lideres evangélicos presentes na mídia)" podem ser consideradas como veicular algo que demonstra simplesmente o erro do homem, sabemos que todos somos falhos.. sua matéria é ótima mas vejo de certa forma sendo criticas ao povo cristão.

    ResponderExcluir
  26. Marcelo, um belo texto, mais não concordo em tudo principalmente dobre a Dilma, a conspiração que você cita realmente não existe, porem que o Michel Temer é satanista todo mundo está cansado de saber, e um trecho seu me chamou a atenção "viagem do conteúdo a absoluta falta de fontes e provas", cara essa mulher é uma verdadeira afronta aos brasileiros e principalmente aos evangélicos, muita coisa foi realmente jogo politico, mais a maioria das coisas são fatos, que ela é uma criminosa isso nem precisa pesquisar muito pra descobrir, e chegou ao ponto de esfregar na cara de todo mundo durante a campanha os parceiros "Palocci" e "Zé Dirceu" como se nada tivesse acontecido, case ela ganhe vão dar risada de todo brasileiro e hoje mesmo ouvi no radio que ela vai fazer uma campanha pra conseguir os votos dos religiosos, e depois seremos motivo de chacota, e você vem dizer "viagem do conteúdo a absoluta falta de fontes e provas", me desculpa mais essa frase é uma verdadeira VIAGEM.

    ResponderExcluir
  27. Pastor, ainda bem que existem líderes como vc. Atualmente eu tenho tido vergonha da minha religião por tanta manobra eleitoreira realizada pelos líderes evangélicos. Eu acho que eles se esqueceram de quem é o Oleiro e eles próprios estão se achando oleiros e o povo argila para modelarem da forma que quiserem.
    Gostei muito do seu texto porque foi esclarecedor, despido de preconceitos, sem defender um candidato explicitamente e sem elitismo intelectual, que é comum entre os cristãos mais intruídos, parabéns!
    Paz.

    ResponderExcluir
  28. Sem palavras!!!!
    Obrigada!!!
    Alguem tem que defender os mais pobres nesse país e com certeza não é o candidato José Serra!

    ResponderExcluir
  29. Gloria a Deus pela sua vida Rev. Sandro !!! Só temos que lamentar pela inércia que nos povo de Deus vivamos neste tempo tempo que deixamos passar; Oportunidade que perdemos de fazer a diferença na vida de outras pessoas de do nosso pais... |Desperta Senhor seu povo para grandes obras que tu tem para nossas vida enche se povo com teu espirito santo para que desperti deste inercia.

    ResponderExcluir
  30. Gostei do texto bem esclarecedor, porém o posicionamento do "caciques evangélicos" se dá não só por um posicionamento sobre candidatos cristãos, mas também com relação ao posicionamento destes. O presidente da república esta no topo da cadeia para assinar descretos, leis e etc. favorecendo um interesse maior que não é seu projeto, mas sim projetos de deputados e senadores. Estes votos sim merecem um atenção especial, e digo se um cristão se candidatar e não ter força(união) dentro daquela cúpula, não seremos força. Vamos pensar no seguinte, imagine que a Dilma ganhe, mas a base de deputados e senadores foram cristão a voz do povo envagélico terá muito mais força. Acho que deveriamos caminhar por estas vias, apoiando, elegendo a base onde as leis, decretos e MP são criadas, independente do presidente que temos, e assim poderiamos subir ao topo da cadeia. Agora fica uma pergunta: Alguém tem uma proposta muito boa que não aceite o casamento de homosexuais? Das legalização das drogas ou aborto? E que essa proposta sendo aceita, como seria tratada as consequencias?
    Estamos num mundo onde temos que firmar nossas posições, e não impor nossas posições. Fica aqui meu comentário e perguntas a quem quiser responder.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. O Estado é laico ele nao pode intervir nas religioes obrigando pastores a casar homossexuais, a lei que pode ser aprovada é o casamento civil. Para aprovar uma lei é preciso que passe pelas duas casas do Congresso: Senado e Câmara. Bom, mas é vergonhoso como a comunidade cristã tem agido diante do cenário politico do País a verdade é que precisamos analisar os fatos e saber que a oposiçao da política sempre utilizou as piores ferramentas para alavancar votos e ele sabe aonde mexer... nas ideologias cristãs foi assim com Lula e nao seria diferente com Dilma. O que um evangelico na politica de hoje nos garante? nadaaa Bush é evangélico (sem comentários), o EUA é a nação com o maior indice de evangelicos, e ai? Pois entao é por isso que eu não vou deixar de votar no progresso (Governo Lula) por causa destes falatórios. eu sou evangélica, mas nao caio nessas ideologias erradas..

    ResponderExcluir
  33. Meu Deus!!! Quanta ignorância... o rev ñ está defendendo A Ou B, mas criticando essa postura imbecil de alguns evangélicos.
    Respondendo a Pollyana, aqui está o documento que comprova que o Serra contribuiu com o aborto:
    http://blogmais.files.wordpress.com/2010/09/serrra_aborto_1.png

    Agora essa Faby tá afirmando que o Temer é satanista... vc prova? O Daniel Mastral não falou nada disso, é só especulação!
    O caso do aborto que tá sendo discutido é pra discriminalizar; ou seja, qq uma vai querer abortar.. mesmo que tenha sido promíscua e engravidou. Já existe artigos pra abortar nestes casos de estupro e fetos anacéfalos..

    E outra coisa minha filha... a Dilma não era uma bandida no entendimento comum, existiu ditadura neste país e este governo perseguiu pessoas; se é questionável estas atitudes não sei..mas alguns escolheram não se esconder e lutar. Que atitude vc teria?
    Eu não estou defendendo ela, nem sei se vou votar nela... mas seria bom que os evangélicos começassem a pensar e não se fechassem na suas mentizinhas limitadas, pois acham que pensar diferente é pecado!

    ResponderExcluir
  34. Tirando essa falácia ridícula de boicote evangélico às eleições, o texto é muito bom e esclarecedor. De que iria adintar um boicote evangélico? Não somos nem 50% da população! Um boicote só iria consagrar nossa alienação do mundo. Precisamos votar não por causa das pesquisas, mas por causa das propostas. Votar porque pensamos que aqulea pessoa eleita será quem poderá dar uma guinada conduzindo a nação. Precisamos, acima de tudo, orar para que Deus execute a sua vontade. Deus fez isso com Faraó, com Ciro, com Nabucodonozor e fez muito mais na história. Com certeza, Deus fará isso no Brasil também. Vamos, nós, fazer a nossa parte, que é decidir, conscientemente, em quem votamos. Certos de que fizemos a escolha certa, deixemos Deus, supremo soberano do universo, fazer o resto.

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito da forma ética e aplausível com que se posicionou.

    A Ana Paula Valadão tinha razão em postar esse link no twitter.


    Parabéns pela belíssimia postura.

    ResponderExcluir
  36. Não me epanta com esse tamanho. na internet aspessoas querem informações rapidas.

    ResponderExcluir
  37. Assim como foi veiculado informações e omitidos outros aspectos, devemos verificar tudo e reter apenas o que é bom. Não se trata de lançar sorte, mas de escolher mesmo, portanto sem nehuma pretenção racista, sugiro que... "VOTE EM BRANCO".

    ResponderExcluir
  38. Olá! Pensei muito sobre essas coisas nestas eleições,realmente ver pessoas se promoverem em nome de Cristo não foi nada bonito de se ver. Tenho uma divergência quanto a você pois sou contra a igreja declarar tal apóio a tal candidato,principalmente quando a igreja é grande e conhecida como a minha. Ver certo cantor fazer campanha p um certo deputado, me faz pensar que no fundo só gostaria de testar sua popularidade para uma candidatura a uma próxima eleição. Um candidato a presidente, é escolhido dentro de um partido e este tem que ir de encontro aos interesses que este partido propõe.

    Em Minas, se formos pensar, a igreja de púlpito apoiou a candidatura de um governador homossexual(ganhou em 1º turno). Perguntava cedo em meu twitter o que as pessoas achavam disto e um amigo filósofo(cristão) me respondeu citando Maquiavel,mostrando a diferença da vida pública e da vida privada...mas se pensa assim, então o porque de votar em um candidato que seja evangélico?

    Não teria qualquer fundamento...
    Então devemos apoiar a busca do Senhor enquanto ainda o podemos achar porque os dias ão maus...e saber que TUDO está no seu controle

    Estas são só umas considerações minhas...

    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  39. Maravilhoso! Agradeço a Deus porque não estou sozinha! Seu texto está completamente coerente e verdadeiro! Finalmente alguém mostrou a realidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Começo dizendo que acho o máximo toda essa discussão, as opiniões, pois isso é DEMOCRACIA! Gostaria de postar umas observações. Uma leitora "evangélica" citou o Progresso (Gov Lulla), progresso às custas do meu dinheiro na cueca de irmão de político mal caráter? A memória desse povo é curta!Mensalão, dinheiro na cueca e mais recentemente o caso Erenice - FATOS- na minha opinião não é progresso e todos devem ser levados em consideração na urna.Outro cita a ignorância (desconhecimento) qdo deveria pesquisar um pouco mais.
    o Código Penal não pune o aborto em caso de estupro e risco de morte da mãe desde 1940. Serra não era nem um feto ainda. Nasceu em 1942! A norma técnica para o aborto em caso de estupro buscou apenas ordenar, no ambiente da Saúde, o que a lei não punia, protegendo a mulher. Mas atenção! Dois dos procedimentos necessários eram estes: cópia do BO e termo de responsabilidade no caso de falsa informação, coisa q em 2004 Humberto Costa (primeiro ministro da saúde do gov Lulla)baixou uma nova norma dispensando apresentação de BO. Agora acusam o Serra de ter aprovado a pílula do dia seguinte, outra mentira isso ocorreu antes da gestão do Serra como Ministro da Saúde.O mesmo defende as atitudes de Dilma (assalto, seqüestro, homicídio) e culpa ditadura, muitos viveram a ditadura e não fizeram o mesmo.Por falar em ditadura, mtos desconhecem o decreto assinado pelo Lulla "sem ler" que passou por Dilma (ainda Min. da Casa Civil), Tarso Genro (ainda Min. da Justiça), Franklin Martins (Min. Comun. Social)e Paulo Vannuchi (Min. Direitos Humanos)onde esse decreto ataca a Constituição e se aprovada como está será um golpe à democracia. Trata sobre: Reintegração de Posse:prevê q o proprietário rural que tiver suas terras invadidas não poderá recorrer ao judiciário; Proíbe símbolos religiosos; Criação de uma comissão para controlar o conteúdo dos meios de comunicação (inclusive esse); Taxa sobre grandes fortunas- novo imposto sobre todo patrimônio da pessoa; Direitos trabalhistas e Carteira assinada para prostitutas; Punição de torturadores (militares) os guerrilheiros (tb torturadores) ficariam isentos. Enfim, um decreto preparatório para um regime ditatorial.Termino com uma questão ao caro colega, se o PT conseguir que a democracia seja abolida o irmão vai sair matando, roubando e seqüestrando? Meditem a respeito de tudo isso e manifestem-se nas urnas!

    ResponderExcluir
  41. Começo dizendo que acho o máximo toda essa discussão, as opiniões, pois isso é DEMOCRACIA! Gostaria de postar umas observações. Uma leitora "evangélica" citou o Progresso (Gov Lulla), progresso às custas do meu dinheiro na cueca de irmão de político mal caráter? A memória desse povo é curta!Mensalão, dinheiro na cueca e mais recentemente o caso Erenice - FATOS- na minha opinião não é progresso e todos devem ser levados em consideração na urna.Outro cita a ignorância (desconhecimento) qdo deveria pesquisar um pouco mais.
    o Código Penal não pune o aborto em caso de estupro e risco de morte da mãe desde 1940. Serra não era nem um feto ainda. Nasceu em 1942! A norma técnica para o aborto em caso de estupro buscou apenas ordenar, no ambiente da Saúde, o que a lei não punia, protegendo a mulher. Mas atenção! Dois dos procedimentos necessários eram estes: cópia do BO e termo de responsabilidade no caso de falsa informação, coisa q em 2004 Humberto Costa (primeiro ministro da saúde do gov Lulla)baixou uma nova norma dispensando apresentação de BO. Agora acusam o Serra de ter aprovado a pílula do dia seguinte, outra mentira isso ocorreu antes da gestão do Serra como Ministro da Saúde.O mesmo defende as atitudes de Dilma (assalto, seqüestro, homicídio) e culpa ditadura, muitos viveram a ditadura e não fizeram o mesmo.Por falar em ditadura, mtos desconhecem o decreto assinado pelo Lulla "sem ler" que passou por Dilma (ainda Min. da Casa Civil), Tarso Genro (ainda Min. da Justiça), Franklin Martins (Min. Comun. Social)e Paulo Vannuchi (Min. Direitos Humanos)onde esse decreto ataca a Constituição e se aprovada como está será um golpe à democracia. Trata sobre: Reintegração de Posse:prevê q o proprietário rural que tiver suas terras invadidas não poderá recorrer ao judiciário; Proíbe símbolos religiosos; Criação de uma comissão para controlar o conteúdo dos meios de comunicação (inclusive esse); Taxa sobre grandes fortunas- novo imposto sobre todo patrimônio da pessoa; Direitos trabalhistas e Carteira assinada para prostitutas; Punição de torturadores (militares) os guerrilheiros (tb torturadores) ficariam isentos. Enfim, um decreto preparatório para um regime ditatorial.Termino com uma questão ao caro colega, se o PT conseguir que a democracia seja abolida o irmão vai sair matando, roubando e seqüestrando? Meditem a respeito de tudo isso e manifestem-se nas urnas!

    ResponderExcluir
  42. ...Por falar em ditadura, mtos desconhecem o decreto assinado pelo Lulla "sem ler" que passou por Dilma (ainda Min. da Casa Civil), Tarso Genro (ainda Min. da Justiça), Franklin Martins (Min. Comun. Social)e Paulo Vannuchi (Min. Direitos Humanos)onde esse decreto ataca a Constituição e se aprovada como está será um golpe à democracia. Trata sobre: Reintegração de Posse:prevê q o proprietário rural que tiver suas terras invadidas não poderá recorrer ao judiciário; Proíbe símbolos religiosos; Criação de uma comissão para controlar o conteúdo dos meios de comunicação (inclusive esse); Taxa sobre grandes fortunas- novo imposto sobre todo patrimônio da pessoa; Direitos trabalhistas e Carteira assinada para prostitutas; Punição de torturadores (militares) os guerrilheiros (tb torturadores) ficariam isentos. Enfim, um decreto preparatório para um regime ditatorial.Termino com uma questão ao caro colega, se o PT conseguir que a democracia seja abolida o irmão vai sair matando, roubando e seqüestrando? Meditem a respeito de tudo isso e manifestem-se nas urnas!

    ResponderExcluir
  43. É incrível REv. disse tudo "várias denominações evangélicas antes fervorosas defensoras de um "candidato evangélico" a presidência da república simplesmente IGNORARAM esta assembleiana de longa data" por aí vemos que os interesses pessoais de cada "pr" estão acima, se incentivassem o voto consciente embasado,nao viraria esssa barbarie de hoje!
    Seu texto deveria ser lido em rede nacional!
    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Lendo um texto desse é que temos a certeza que estamos no últimos dias! Dias em que os filhos de Israel estão em guerra contra os filhos da Grécia. O pensamento do Rev. não é nada mais do que a Grécia, o pensamento filosófica reinando sobre a mente do "povo de Deus", o que deveria ser a verdadeira Igreja de Jesus, não passa de uma "assembléia grega". Onde está o "não vos conformeis.... mas renovai a vossa mente...", onde está o "preparai o caminho...", o "o reino de Deus está próximo"? É muito triste saber que pastores ao invés de buscar a resposta para estas questões direto com o Espírito Santo de Deus, ficam "escandalizando os pequeninos", cheios dos seus orgulhos farisáicos. Que Deus tenha misericórdia de sua Igreja.

    ResponderExcluir
  45. Estou impressionado com a repercursão deste pequeno trabalho.

    Obrigado a todos pelo apoio, ponderações e mesmo as críticas; estas sempre importantes pra nao deixarmos de duvidar.

    Continuemos o debate pois não creio que a industria da boataria e do engano recuarão tão cedo.

    Abraço fraterno a todos... e fiquem a vontade para divulgar - Nao deixem de visitar tambem a pagina de nossa Igreja. www.segundaigreja.org.br

    ResponderExcluir
  46. Muito bom!

    Sou agnóstico mas concordo com seus argumentos.

    Parabéns pela inteligência ao tocar neste tema.

    ResponderExcluir
  47. AGRADEÇO PELAS INFORMAÇÕES, E CREIO QUE SERÃO MUITO PROVEITOSAS, MAIS AGORA SEI QUE POSSO VOTAR EM SERRA, SEM PREOCUPAÇÃO E NÃO EM ALGUÊM QUE NEM ACREDITA EM DEUS... VEJAM O VIDEO DA DECLARAÇÃO.... NO PROGRAMA DO DATENA REDE NACIONAL.... http://www.youtube.com/watch?v=EpI3uptRXXY , ENTREI E CONFIRAM!

    ResponderExcluir
  48. O texto é muito lindo sim....
    mas será que por causa desse texto muitos agora não vou repensar em seu voto e querer votar na Dilma? Então de certa forma o Senhor está querendo induzir a pessoa a votar nela.
    Pois como uma Ministro de Igreja você está neutro.
    Se vocês procurarem na internet vão achar o projeto de governo a respeito de aborto, legalização das drogas, casamento entre o mesmo sexo, etc. E caso aconteça todos os pastores e padres vão se obrigados a realizar o casamento, pois caso se negue vão ser presos por descriminação.
    Muitos querem pagar pra vê, então fica acritério de cada um, pois ninguém é criança!!!!!!

    ResponderExcluir
  49. Caro Rev. Sandro, não sei se meu comentário será aprovado, mas se o senhor o ler já estarei satisfeita. Gostaria de dizer que respeito sua opinião e sua postura, mas preciso dizer que sua comparação entre o Serra como ministro da saúde e os demais candidatos na questão do aborto simplesmente não procede! A norma assinada pelo Serra em 1998 prevê o aborto SOMENTE em caso de estupro ou de risco de vida da mãe. Isso é totalmente oposto ao que o PT propõe no famigerado PNDH, que é a descriminalização total do aborto, em qualquer circunstância, que é um absurdo, diga-se.
    E sugiro também que o senhor verifique melhor as fontes usadas para a sua argumentação, uma vez que várias delas são deliberadamente apoiadoras do PT (blog da Dilma?).
    Como o senhor, vou votar na pessoa que acredito que tem o melhor projeto para o país. E acho que é uma perda de tempo para o povo brasileiro gastar toda uma campanha discutindo somente esses temas, que como o senhor mesmo afirmou, não serão decididos somente pelo presidente.
    É triste ver a pobreza de idéias e propostas que se tornou a campanha de 2010. O povo brasileiro está mais uma vez, perdendo uma grande oportunidade de realmente discutir os grandes problemas do país. O que falta para o povo brasileiro, incluindo aí os evangélicos, é LEITURA e INFORMAÇÃO (isenta, claro).

    ResponderExcluir
  50. Deve-se ter em mente que se candidato perde uma eleição, depois concorre a outra. Portanto, a verdade é que eles não se prejudicam tanto. Ganhe Dilma ou Serra, o que importa é o povo.

    Porém...

    O lamentável nessa história foi esse desrespeito com a religiosidade, tanto de católicos como de evangélicos. Ridicularizaram a religião cristã para favorecer interesse eleitoreiro. Que eleição foi essa? Que democracia é essa que se usa a fé, usa pessoas, faz o povo de marionete para esse tipo de finalidade?

    Tivemos candidatos caricatos e escândalos. Bom, isso toda eleição teve. Só que a fome de voto foi algo tão desesperado que pareceu crise de abstinencia de um viciado querendo usar droga e ficando descontrolado. Os corruptos perderam o senso de respeito, perderam o senso de ridículo, perderam o pouco de moral que se é que um dia tiveram.

    Religião não pode ser confundido com alienação e nem usado para alienação. Muitos estão falando na net por causa disso que os religiosos são fanáticos, que o Brasil vai virar país teocrático. E hoje a internet tem mais poder de formar opinião do que a imprensa escrita, rádio ou TV. Ou seja, além de usar o religioso, difamou, queimou a imagem de quem professa uma fé. Portanto, qualquer candidato daqui 4 anos estará novamente lutando por uma eleição. E o povo? E o cidadão religioso? E a imagem do país lá fora? Como é que fica?

    Quem tem que ganhar eleição é o povo. E uma parte do povo perdeu algo e tem que ser reconquistado, que é o direito de não ser taxado de fanático e alienado. Religião é consciencia.

    Pra se ter uma idéia, um colega de trabalho me mostrou um exemplar do jornal Folha Universal (sim, da Igreja Universal) desmentindo o boato sobre Dilma, que teria dito "Nem Cristo me tiraria essa vitória". Citou a candidata mas sem defender posição política nenhuma, apenas derrubando um mito. Claro que a Igreja Universal é criticada, mas pelo menos eles mostraram de modo imparcial a outra versão da história. Se os chamarem de fanáticos, eles mostram que não se deixaram enganar por boatos, como outras igrejas fizeram. Poderão perguntar: "Quem caiu nessa de boatos políticos? Como podem nos acusar de fanáticos e alienados? Nós é que não fomos otários de cair em boataria de internet!".

    E na minha humilde opinião, finalizo com uma sugestão: Apurem esse caso, esclareçam que o cristão brasileiro foi vítima de um engodo. Não engulam isso não, pois é uma semente de algo que pode crescer e ser usado de forma pior no futuro. Desenvolvam algo que dê imunidade, que mostre a esses canalhas que corrupção política não atinge religião alguma, seja qual for.

    Façam como eu fiz nesse texto. Mostrem que se preocupam é com o povo, de modo imparcial, não defendendo nem contradizendo candidato algum. Eleitor cristão não pode ir pra urna com uma mentira na cabeça, para decidir seu voto. Se votar Dilma ou Serra, que o faça pensando no futuro do país. Não votando em um por achar que o outro é isso ou aquilo. Não se vota por exclusão, pensando que um é ruim e outro menos pior, mas pensando em qual é melhor.

    E tenham pulso firme. Mostrem que o cristão não é palhaço, que defende sua fé, que defende a verdade e não se deixa manipular. Usem luvas de pelica em resposta a essa forma estúpida de impor rédeas eleitoreiras. Por uma eleição sem desrespeito à religião!

    A matéria da Igreja Universal que citei é essa: http://folha.arcauniversal.com.br/integra.jsp?codcanal=10032&cod=150543&edicao=965

    ResponderExcluir
  51. Achei muito coerente, obrigada pela reflexão.

    ResponderExcluir
  52. EU SOU ATEU, MAS LOUVO APENAS O LÓGICO, E EXISTE MUITA LÓGICA EM QUE ESCREVESTE, PARA MIM CUSTA MUITA A QUESTÃO RELIGIOSA, FICA MUITO CARO PARA QUEM É OBJETIVISTA, O QUE EU REALMENTE ME CURVO É O BOM E VELHO RESPEITO A VIDA, E ISSO NÃO PERTENCE A NENHUMA RELIGIÃO, E VOCÊ PASTOR ESTÁ DE PARABÉNS, ESTOU FORTEMENTE INCLINADO A MUDAR MEU VOTO.

    ResponderExcluir
  53. Nossa muito bom, e fomos para o 2º turno , infelizmente !
    Eu voto Dilma com a consiência de que ela fará uma boa candidatura !

    Espero que tenham prestado a atenção nessa frase :

    "Estas questões até podem não interessar aos líderes evangélicos e cristãos em geral que já ascenderam à classe média alta, mas certamente tem toda a relevância para nossos irmãos mais pobres."

    Pense nisso gente, procure saber a verdade!

    Seja consiente e não vote nulo ou em branco é o seu e o meu futuro que está em jogo!

    ResponderExcluir
  54. Eu sou evangélica e eu e minha familia somos totalmente a favor da união CIVIL entre pessoas do mesmo sexo. Não temos que interfirir nisso, pois os homossexuais são cidadãos brasileiros e além de terem os mesmos deveres que qualquer outro cidadão, terão os seus direitos também. Isso acontece em qualquer país desenvolvido. Não quero tornar o Brasil em um Irã.

    DEVEMOS deixar os preconceitos e discriminação de lado, e lutar por um país mais justo e sem pobreza, um país com mais educação e saúde para todos.

    ResponderExcluir