sexta-feira, 3 de abril de 2009

Exílio de Júlio Severo

Recebi um comunicado do Júlio Severo, disponível em sua página (www.juliosevero.com) - estou na sua lista de contatos, assim como ele está na lista de pessoas que recebem as atualizações da página www.bioeticaefecrista.med.br. Neste texto ele comunica que encontra-se refugiado, fora do Brasil, em local que mantém segredo. Ele, suas duas crianças pequenas e a esposa grávida. Suas razões estão por ele mesmo explicitadas, e seus artigos disponíveis no seu blog.

Não compartilho de algumas opiniões do Julio; outras, endosso. Não gosto de alguns termos que usa, pois parecem-me resvalar no desrespeito. Muitas vezes demonstra impaciência. Em algumas trocas de correios eletrônicos já mandou um irmão por quem tenho respeito "catar coquinho" (tive vontade de responder-lhe, "então eu vou junto"). Seus argumentos muitas vezes são circulares e passionais - e eu julgo que os meus não sejam...

A seu modo, ele luta pelo Reino. Aprendi, na minha juventude, com um velho amigo, Ulisses Leitão, que no Reino encontraremos muitas pessoas que julgávamos não pertencer a eles, apesar de dividirmos a mesa da comunhão. Assim é Ele: estranho, soberano, fora do nosso controle mesquinho. Não sei como Jesus faz para dar conta de nossas diferenças, como Ele aceita modos tão diversos de luta...mas Ele é o Senhor, e não me deve satisfações.

Seu exílio é consequência do modo como escolheu lutar - não concordo, mas é o dele. Seu exílio não me agrada, porque parece sinalizar alguma incapacidade de nossa sociedade em lidar com a oposição sistemática e dura. Admiro sua coragem, mas não a escolho, porque prefiro lutar doutros modos, guiado por outros alvos.

Minha prece é para que Deus o abençoe onde estiver, quem sabe levando-o a refazer caminhos e reconsiderar métodos...mas eu também tenho de reconsiderar os meus... O mais provável é que continuaremos do mesmo modo, "cada um na sua". Portanto, minha prece é para que Deus nosso Pai o abençoe naquilo que precisar

Nenhum comentário:

Postar um comentário