quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Fé, Ciência e Bioética rascunho II

A atividade científica ocorre sobre bases não experimentais, aceitas sem serem submetidas ao princípio metodológico da dúvida:
  • a uniformidade e constância da natureza
  • a verdade global é uma mera soma das verdades parciais.
  • a adoção de uma visão da natureza do homem
  • objetivos finais de sua atividade
  • valores do ambiente em que é desenvolvida
  • restrições mentais inevitáveis (como a escolha dos dados a serem considerados e a serem descartados)
  • suposição de que o investigador encontra-se separado do mundo ao qual o objeto de sua análise pertence
  • suposição de que é possível separar do seu contexto o objeto em análise sem destruir-lhe a individualidade

A atividade religiosa supre uma demanda humana que a científica não logrou completar: o sentido da dor e da morte, o mal no mundo, a justiça e a liberdade.


Quais são as razões dos conflitos?
a associação com o poder
o monopólio da verdade
o desejo da onisciência
a incapacidade de lidar com o novo
a necessidade da ausência da dúvida que angustia
o desejo pela heteronomia

O Ser Humano:
supostamente o único animal racional, mas:
  • fisicamente fraco (força, agilidade, pele)
  • moralmente constituído
  • em eterna falta
necessita de defesas contra:
  • o clima (roupas)
  • as intempéries (habitação)
  • doenças (medicamentos)
necessita de:
  • relacionamento interpessoal para se constituir enquanto pessoa => regras de convivência
  • harmonizar as regras de convivência com seus desejos =>moral
  • solucionar conflitos não previstos pela moral => ética
  • satisfazer sua fome de saber => estudo

Ciência e fé respondem, em seus campos, às diferentes necessidades humanas fundamentais, de modo não intercambiável. Fé não constrói casas e matemática não explica o mal no mundo.

3. Bioética
Primariamente, atividade reflexiva voltada para a análise da ação do homem sobre si mesmo e sobre o mundo no qual vive
Secundariamente, como consequência desta reflexão, pode fornecer subsídios para a construção da moral

Ferramentas:
  • conhecimento humano acumulado =>multidisciplinaridade
  • não é limitado por nenhum conhecimento específico => transdisciplinaridade
  • reflexão e debate => resgate da busca do conhecimento pelo uso da razão pura

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