sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bioética e fé cristã n 6 ano III

 


Novidades

Biblioteca
Fé, Ciência e Bioética

Fui solicitado a abordar o tema deste momento, "Fé que pensa, Razão que
crê", focando uma questão de poder: quando se trata de uma questão ética, ou
bioética, quem tem a última palavra? a ciência? a religião?

Mais >>

Biblioteca
Santo Tomás y el Aborto

En algunos debates sobre el aborto aparece la siguiente idea: es extraño que haya católicos contrarios al aborto cuando incluso santo Tomás de Aquino no pensaba que fuese un homicidio. Por eso vale la pena afrontar esta pregunta: ¿qué pensaba santo Tomás sobre el aborto? ¿Estaría a favor o en contra de su legalización?
Para ello es importante tener presentes tres indicaciones que ayudan a tratar de modo correcto el pensamiento tomista en general y, más en concreto, en su manera de abordar el tema del aborto.

Mais >>

Biblioteca
Um estudo verdadeiramente maravilhoso

Caso apresentado e discutido no "workshop on Ethical Issues in Clinical
Research" durante o 13o Congresso Internacional de Endocrinologia, em 8 de novembro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro. A redação sofreu alterações para facilitar a compreensão que não afetam o significado. A discussão é um
apanhado das reflexões apresentadas pelos presentes conforme conseguiu o redator deste, que também incluiu considerações pessoais posteriores.
Portanto, é um artigo de autoria coletiva (perto de 30 pessoas).

Mais >>

Biblioteca
La Declaración de Buenos Aires sobre Ensayos Clínicos y Ética

Los participantes en el primer Taller Latinoamericano de Ética y Ensayos Clínicos (12-13 de mayo de 2008) reunidos en la ciudad de Buenos Aires en Asamblea General declaran que...
Mais >>

Biblioteca
Células-tronco e Descarte de Embriões

Imagine que uma mulher está há duas semanas com a menstruação atrasada e, desconfiada, compra na farmácia mais próxima da casa dela um teste para gravidez. Sentindo
os sintomas básicos de uma provável gravidez ela faz o teste com quase certeza do resultado que aparecerá. Depois de alguns minutos de colher o material, a cor do teste se modifica e
suas suspeitas se confirmam: ela está grávida. Minha pergunta é: ela está grávida de quê?

Mais >>


Conteúdo

Editorial

Religião

Religião é a tentativa humana de definir seu relacionamento com a divindade. A religião não é definida por Deus, ao invés disto, pela interpretação humana do que tal relacionamento demandaria.

Mais >>


Notícias / Destaques
 

Quem somos

Cristãos, cidadãos. Não representamos nenhuma instituição ou outros, senão nossa própria consciência e o desejo de sermos relevantes ao provocar o debate e interação.

Não oferecemos respostas, oferecemos reflexão. Não queremos encerrar discussões, mas iniciá-las. Não pensamos possuir a verdade, cremos que se a buscarmos, ela nos encontrará.

Eduardo Ribeiro Mundim, médico, presbiteriano
Paulo de Castro, professor, batista

 

Como funciona

Os textos disponíveis no portal pertencem aos seus autores, sendo estes os únicos responsáveis pelas idéias divulgadas. A publicação de um texto não implica em concordância com seu conteúdo por parte dos administradores.

Não serão aceitos textos de caráter ofensivo a pessoas, crenças ou instituições. Afirmativas de conteúdo histórico duvidoso serão analisadas individualmente.

Não há, por parte dos administradores, o compromisso de publicar no portal os textos encaminhados que firam a política aqui definida.

Ao enviar um texto, o(s) autor(es) autorizam sua divulgação pelos leitores de modo responsável e ético, ou seja, com a citação da autoria e do endereço do portal.

Solicita-se aos autores que, ao enviarem o material (que será convertido em formato "pdf" pelos administradores) identifiquem um endereço eletrônico, profissão e, sempre que possível, filiação religiosa. Estes dados permanecerão em outro arquivo, separado do texto, à disposição dos leitores.

Textos acessíveis através de outros endereços na internete serão disponibilizados, desde que atendam ao objetivo do portal.

As críticas e sugestões ao funcionamento e aparência do portal são bem vindas.

Página inicial l Contato l Última atualização: 04 de Janeiro / 2009 - Número 06 - Ano 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário