sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Deus Humilde

Uma das características do Deus revelado pelas Escrituras Bíblicas é a Sua humildade.

 

Apesar de Criador e Mantenedor de todas as coisas, Ele não propaga isto aos quatro cantos, mas deixa que a própria criação proclame a Sua glória e o firmamento anuncie Suas obras.

 

Apesar de doador da vida, de eternamente Ele mesmo, a humanidade continua divida entre os tolos que dizem em seus corações "não há deus" - e são em grande número - e os sábios, que O reconhecem em todos os seus caminhos.

 

Apesar de Todo Poderoso, Suas ações acontecem sem estardalhaço. Muitas precisam de um profeta para interpretar acontecimentos que seriam lidos apenas como manifestações naturais. Faraó não entendeu as dez pragas como juízo divino, mesmo alertado por Moisés. E Deus não ligou... o plano de ação traçado foi mantido e executado.

 

Apesar de não poder ser visto pelos mortais, pois não há ser vivo capaz de se manter na Sua presença, não Se impõe, mas se expressa através de palavras - que podem e são contestadas. Aguarda pacientemente elas convencerem os ouvintes dos seus pecados, da justiça dEle e do Seu juízo.

 

Poderia ter escolhido outro local para Se tornar homem - o único Deus a ter pés para empoeirar - mas escolheu um país obscuro, pouco importante; uma pequena cidade cuja única glória era ter sido o berço de um grande rei, falecido centenas de anos antes. Poderia ter escolhido um tempo glorioso, mas optou por uma época em que ninguém notaria Sua presença. Poderia ter optado por um grau de conforto para a mãe primípara, em uma hospedaria confortável ou em um palácio, mas optou por acomodações apropriadas para servos e escravos, e uma situação de menor comodidade.

 

Mesmo no grande dia, quando reunirá bilhões e bilhões de pessoas a Sua volta, separando-as à direita e à esquerda, não se imporá nem por força nem por violência, mas pelo poder do reconhecimento de que "Jesus Cristo é o Senhor".

 

O Deus Pai de Jesus Cristo é um deus humilde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário