sábado, 31 de janeiro de 2009

Diário de Wesley, fevereiro de 1737

Segunda-feira, 31. Chegamos em Savannah. Terça-feira, 1º de fevereiro, sendo a festa de aniversário do desembarque do primeiro comboio na Geórgia, tivemos um sermão e a Santa Comunhão. Na quinta-feira, 24, foi concordado que o Sr. Ingham deveria ir para a Inglaterra, e se empenhasse em trazer, se assim for da vontade de Deus, alguns de nossos amigos para nos ajudar em Sua obra. Sábado, dia 26, deixei Savannah.

 Pelo Sr. Ingham, escrevi uma carta aos associados do Dr. Bray [os fundadores das Bibliotecas Paroquiais, cuja Sociedade tinha o título oficial de Os Associados do recém-falecido Dr. Bray para instruir os Negros das Colonizações Britânicas], que tinham enviado uma coleção de livros para Savannah [bem no final do ano passado]. É esperado dos ministros que recebam estes enviar um relato a seus doadores do método que usam na catequização das crianças e instrução dos jovens de suas respectivas paróquias. Essa parte da carta foi como segue:

 "Nosso método geral é este: Um jovem [Delamotte] que veio comigo ensina entre trinta e quarenta crianças a ler, escrever e contar. Antes da escola pela manhã, e depois da escola à tarde, ele catequisa a classe das menores, e tenta fixar, em seus entendimentos e memórias, algo do que foi dito. À noite, ele instrui as crianças maiores. Aos sábados à tarde, eu as catequizo todas. Faço o mesmo aos domingos, antes do culto da noite. E na igreja, logo após a Segunda Lição, tendo um grupo seleto delas repetido o catecismo e sido examinado em alguma parte dele, tento explicar detalhadamente, e reforçar essa parte, tanto a elas quando à congregação.

Algum tempo após o culto da noite, tantos quantos de meus paroquianos desejarem, nos reunimos em minha casa (como eles fazem também na noite de quarta-feira), e passamos por volta de uma hora em orações, cânticos e exortações mútuas. Um número menor (a maioria dos quais tem a intenção de comungar no dia seguinte) se reúne aqui nas noites de sábado, e alguns desses vêm até mim nas noites restantes, e passam meia hora na mesma ocupação."
 

Tradução: Paulo Cesar Antunes

http://www.metodistasonline.kit.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário