quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pároco de Gaza comove encontro ecumênico de oração pela paz

JERUSALÉM, terça-feira, 6 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- O testemunho de um pároco de Gaza provocou um calafrio entre os participantes do encontro de oração pela justiça e paz, celebrado em 4 de janeiro passado, com o apoio dos 13 responsáveis das Igrejas de Jerusalém.

Bento XVI se uniu ao chamado à paz nesse mesmo dia, ao dirigir de Roma a oração mariana do Ângelus.

O encontro, celebrado na igreja dos dominicanos de S. Estevão de Jerusalém, reuniu cristãos palestinos e cristãos de língua hebraica.

Depois de uma meditação dirigida pelo patriarca latino emérito, sua beatitude Michel Sabbah, leu-se em árabe uma emocionante mensagem do Pe. Manuel Musallam, pároco da paróquia latina de Gaza.

«Do vale das lágrimas, de Gaza banhada em seu sangue, um sangue que sufocou a felicidade no coração de um milhão e meio de habitantes, eu vos dirijo estas palavras de fé e esperança», começou dizendo, segundo o texto referido pela Custódia da Terra Santa.

«Não utilizarei a palavra ‘amor’, essa palavra ficou engasgada inclusive em nossas gargantas de cristãos», reconheceu.

A mensagem continuou com o relato da morte de Cristina, uma jovem de 15 anos, falecida por uma crise cardíaca sob os contínuos bombardeios.

O ataque foi provocado pelo frio de uma casa cujos tetos e janelas haviam saltado pelo ar, pela fome, pela falta de sono e pelo medo.

O Pe. Manuel descreve uma situação dramática, particularmente nos hospitais.

Na assembléia, enquanto se lia sua mensagem, alguns choravam.

A mensagem do Pe. Manuel terminou com um canto que invoca a paz do Senhor. A assembléia recebeu suas palavras acendendo velas.

«Nestas horas convulsas, não podemos fazer outra coisa senão apoiar-nos na oração», declara o custódio da Terra Santa, o franciscano Pierbattista Pizzaballa.

© Innovative Media, Inc.
Fonte: zenit

publicado originalmente em O Absurdo e a Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário