quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Diário de Wesley, novembro de 1735

Sábado, 1º de novembro. Chegamos ao porto de Santa Helena, e no dia seguinte no ancoradouro de Cowes. O vento estava favorável, mas esperamos pelo navio de guerra que iria navegar conosco. Era uma agradável oportunidade de instruir nossos companheiros de viagem. Que aquele cuja semente plantamos, possa dá-la crescimento!

Domingo, 16. Thomas Hird, e Grace, sua esposa, com seus filhos, Mark, de vinte e um anos, e Phebe, de aproximadamente dezessete, [educados entre os] quakers, foram, mediante seu insistente desejo e após meticulosa instrução, admitidos ao batismo.

Quinta-feira, 20. Descemos ao ancoradouro de Yarmouth, mas no dia seguinte fomos forçados de volta a Cowes. Durante nossa permanência aqui houve várias tempestades, em uma das quais aconteceu a perda de dois navios no ancoradouro de Yarmouth.

A persistência dos ventos contrários deu ao meu irmão oportunidade de satisfazer o desejo do ministro de Cowes, e de pregar lá três ou quatro vezes. O pobre povo se aglomerava em grandes multidões. Distribuímos alguns livrinhos entre os mais comprometidos, os quais recebiam com todas as possíveis expressões de gratidão.

Sexta-feira, 21. Alguém [a Sra. Lawley] se recuperando de uma perigosa enfermidade, desejou ser instruída na natureza da Santa Ceia. Pensei que lhe fosse mais importante ser instruída primeiro na natureza do Cristianismo, e, por essa razão, fixei uma hora por dia para ler com ela a obra Treatise on Christian Perfection [Tratado sobre a Perfeição Cristã] do Sr. [William] Law.

Domingo, 23. À noite fui acordado pela agitação do navio e pelo barulho do vento, e isto claramente mostrou meu despreparo, pois temia morrer.

_______________

Tradução: Paulo Cesar Antunes

http://www.metodistasonline.kit.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário